quarta-feira, abril 11, 2007

Blind Willow, Sleeping Woman - Haruki Murakami

Um dos meus últimos Murakamis... Esse livro de contos foi traduzido e publicado nos EUA no ano passado. São 24 contos nos quais o autor se diverte com o leitor, histórias bem ao seu estilo, com direito a mistérios sem solução e uma certa melancolia. Antes de ler o livro, já tinha passado os olhos em uma crítica do Times Literary Supplement no qual o comentador dizia que Murakami, ao contrário de seu hábito, deixava o lado fantasioso de lado nas histórias desse livro. Creio que há alguma verdade nisso. As histórias são mais "pé no chão", muitas vezes mais parecidas com crônicas. A grande maioria trata de pessoas e relacionamentos. E já existe bastante material aí. Mas talvez seja exagero dizer que não há nada "peculiar" nelas.
Gostei muito de "A folklore for my generation: A pre-history of Late-Stage Capitalism", no qual um antigo colega de classe do narrador conta seu relacionamento com a namorada de adolescência. Já tinha lido a história na New Yorker, ela é muito bonita, doce e terna.
"Dabchick", começa com o narrador percorrendo galerias do esgoto em busca de um lugar onde seria entrevistado para um suposto emprego, não somos informados sobre o gênero de trabalho, mas, como o narrador diz, o pagamento é bom. Após andar por vários minutos em busca de uma porta, ele encontra o homem encarregado de levá-lo até seu chefe, mas antes, ele precisa falar qual é a senha do dia... O diálogo entre os dois é muito divertido e me vi rindo enquanto lia.
Leitura gostosa, mas, como sempre, prefiro seus romances.
Murakami, quando sai seu próximo livro, por favor!! I'm a book junkie!

3 comentários:

miki w. disse...

karen, que aflição, uma dos últimos murakamis da lista :-(. deve dar um misto de felicidade e desesperinho ao mesmo tempo!

adoro obras que falam sobre pessoas e relacionamentos. nunca tinha parado para pensar, mas acho q são os meus preferidos! fazendo uma retrospectiva rápida, os livros de q mais gostei têm todos esse viés.

agora, talvez você queira fazer como clarice lispector que, ao ter em mãos um livro muito sonhado, ficava 'economizando-o' para ele não acabar logo :-)!

beijinhos e bom finde!
miki

Karen disse...

Eu sou gulosa, engulo tudo de uma vez, lambo os dedos, suspiro e fico olhando para o prato! Deveria fazer como a Clarice Lispector...

Livros sobre "encontros e desencontros" também são os meus favoritos!

Bom domingo! Beijos!

miki w. disse...

hehehe, mas o bom é que sempre se pode reler novamente!

eu adoro reler livros favoritos, rever filmes e peças favoritos e por aí afora!

beijinhos, miki