quarta-feira, novembro 19, 2008

Lendas e fábulas - Selma Lagerlöf

Devagar, bem devagar, li uma tradução alemã do livro de lendas e fábulas da Selma Lagerlöf, uma escritora sueca e a primeira mulher a ganhar o Nobel de literatura em 1909. Suas histórias são povoadas por sonhos, premonições, goblins, espíritos e outros seres sobrenaturais, muita coisa inspirada nas histórias e lendas que ouviu durante sua infância.

Sempre tive uma grande paixão por lendas, contos, fábulas e mitos e era natural que gostasse deste livro, claro que as histórias não são doces e nem sempre têm finais felizes, ao contrário, muitas vezes elas se assemelham mais a pesadelos, como a história do proprietário de terras que perde uma aposta feita com o espírito que mora em sua casa ou a do troll que troca o bebê de uma mulher por seu próprio filho. Outras histórias tratam de injustiças reparadas, o cristianismo contra o paganismo, etc.

5 comentários:

Iêda disse...

Adoro fábulas!
Gostei da dica do livro. Vou anotar.

Abraço,
Iêda

Isabel disse...

Parece muito interessante. Vou procurar uma versão portuguesa.

Marcos Miorinni disse...

Olá; vocês estão de parabéns pelo Blog e pela diversidade e competência com que abrangem um assunto tão lindo que é o mundo da literatura e dos livros. Sobre a Literatura sueca me lembrei agora do livro que depois virou filme: "Minha vida de cachorro" , um lindo relato da passagem da infência para a vida adulta. Em tempo: estou acompanhando o Blog mas não encontrei na página de vocês o local indicado para inscrição, enfim, mais um vez parabéns. abraços literários
Marcos Miorinni.

miki w. disse...

olá, marcos miorinni!

seja muito bem-vindo!

os créditos do blog são todos para a karen que é quem mais posta aqui (tenho até vergonha de dizer que seja um blog colaborativo, rs!)

você pode receber os posts inscrevendo-se no tudosobrelivros@yahoogroups.com!

abraços, miki

Anônimo disse...

seu blog é muito bom ainda bem que alguém valoriza a leitura e vou procurar sobre esse livro parece ser bem legal olhe o meu blog http://igoroliveira1994.blogspot.com/
por favor