quinta-feira, junho 14, 2007

After Dark - Haruki Murakami

Este é o último livro traduzido para o inglês do Murakami. Infelizmente, ele durou pouco, eu o li em duas noites. O livro não chega a ser um romance, é quase uma coleção de crônicas sobre personagens que se cruzam em uma noite em Tóquio: uma garota que passa o tempo lendo em redes de fast food ou bares, um rapaz que toca trombone, uma prostituta chinesa espancada e seu agressor, a gerente de um love hotel e ex-pugilista, uma modelo que dorme. O narrador nos conduz às cenas como se dirigisse um filme, ouvimos conversas, nossos olhares são conduzidos para closes e detalhes alheios aos personagens. Há jazz, muito jazz, como trilha sonora. A sensação é a de que estamos diante de um misto de Short Cuts com um filme noir. A cidade também participa da história como um organismo vivo, mas indiferente aos acontecimentos e vidas de seus habitantes.
Murakami gosta de experimentar novas técnicas de narração, ele parece se divertir com isso. Como muitos outros de seus fãs, acho que o livro não apresenta o autor em sua melhor forma, mas é bom e Murakami continua sendo um de meus autores favoritos.


10 comentários:

miki w. disse...

ahhh, karen! parece muito bom, interessantíssimo isso de parecer que vc está vendo um filme, quando, na realidade, está lendo! adoro essas intersecções de mídias. na literatura, ainda não tinha visto, mas a monique gardenberg mistura muitíssimo bem a linguagem do cinema no teatro (os 7 afluentes do rio ota) e na música (o show 'primórdios' da marina lima).

outro que fiquei com vontade de ler (rs)! bom, então por que eu não leio??? hahahaha, é porque eu sou terrível ^^!

beijos,
miki

Karen disse...

Miki, acho que essa era a intenção do Murakami, ficou interessante, mas bem diferente dos outros livros dele.
Uma hora você lê, não se preocupe! rs

Beijos!

miki w. disse...

hahaha, verdade, karen! no momento, estou lendo uma coletânea de contos do garcía marquez chamada 'olhos de cão azul'. espero postar sobre isso em breve, rs.

ahhh, esqueci-me de dizer no comment anterior que eu sou fã da monique e que ela é a diretora do benjamin e jenipapo (eu nunca tinha ouvido falar dela antes, mas virei suuuper fã com o rio ota, rs)

beijocas, miki

Karen disse...

Eu não conheço a Monique que você mencionou... Devíamos estender o blog para outras áreas das artes (filmes, teatro), aí você fazia uma resenhazinha... rs

Adoro o Garcia Marquez, não li esse livro e vou esperar sua resenha!

miki w. disse...

hahaha, bom, até já tem!
vou convidar você de co-autora tb, que tal?
beijos!
miki

Maria Helena disse...

Ai, meu deus, mais dois para a minha lista interminável: After Dark e Olhos de cão azul... Vcs sabem me convencer a ler alguma coisa, né? Foi só bater os olhos no texto do Mura e pronto, já queria virar a página e continuar!

miki w. disse...

maria helena, não precisa muito pra te convencer a ler algo, não é mesmo :-)! queria ler tanto quanto vcs, meninas! minha porção leitora anda meio adormecida... já li bem mais no passado remoto. como diria clarice (lispector), há umas 5 encarnações pra trás (rs)!
bjs, miki

Maria Helena disse...

Ah, Miki, quem dera... ultimamente eu só tenho feito listas!... Meu corre-corre não tem me permitido parar pra muita coisa... Mas vontade, ah, essa eu tenho de montão!

miki w. disse...

maria helena, podemos dar a mão uma pra a outra, eu estou igual, rs!
bjs, miki

Rita disse...

Estava a procura de opinioes sobre o livro, curiosa a sua opiniao :)
Eu ando a ler o livro ha algum tempo pq acho muito parado mesmo, muita descricao.